Despedida

Não iremos mais nos ver, 
mamãe já não se comunica nem por olhar, 
e cuidar dela era meu intuito nessa cidade. 

Vou agora e apenas volto 
para ver seu corpo imóvel 
e seu rosto em paz. 

Sinto que há ao lado dela 
uma velha acinzentada e muito magra, 
com aterrorizantes mãos cumpridas.

Eu a flagro tirar as velas de oração para mamãe 
e transferir para o altar de um santo
que não conheço. 

Caso pudesse se comunicar com essa criatura, 
diria que há muitas coisas melhores
a se fazer na vida.

Mas ela me diria que meu trabalho de homem 
nunca teve nenhuma importância no mundo, e 
o dela mantém o ritmo do universo. 

Só hoje atinei sobre como poderia aconselhar mamãe 
a responder a desprezada senhora, 
aconselharia: 

"diga que teve alguém cuidando de você até seu último dia, mamãe. 
Ela não terá resposta". 
Mas hoje minha mãe já não me olha com alma presente.

Comentários